Blogger Mode | Como criar um blog - 1º passo

By Catila Gaspar - dezembro 12, 2017


Quem segue o blog à pouco tempo, ou quem o está a visitar agora pela primeira vez é natural que não saiba mas eu já tenho este blog à 7 anos. Eu já falei um bocadinho sobre a história deste blog neste post AQUI. Nestes 7 anos o blog teve muitos altos e baixos, e eu pude aprender muito com os meus próprios erros, sobre o que é ter um blog. Por isso decidi criar esta rúbrica chamada Blogger Mode onde eu vou falar um pouco sobre a minha experiência como blogger e dar também algumas dicas para quem está a começar ou pretende criar um blog. 

Antes de passarmos aos passos para a criação de um blog, acho importante explicar que um blog é uma forma de nos expressarmos. Geralmente quem cria um blog tem algo que gostaria de poder compartilhar com várias pessoas. Daí existirem milhares de blogs sobre os mais variados temas. Por isso se tens algo de bom para partilhar, se queres partilhá-lo com o maior número de pessoas possível, se gostas da comunicação através da internet e se queres ter um cantinho só teu na web - então sim, cria o teu blog.

Agora vamos falar sobre o 1º passo importante na criação dum blog:

1º passo - Antes demais é importante escolheres qual será o tema do teu blog. Quando eu falo em tema não me refiro nem ao nome do blog nem ao layout ou design do blog. Refiro-me sim ao assunto principal do teu blog. Existem vários temas como Beleza, Moda, Viagens, Decoração, Desporto, Lazer e a lista é quase infindável. No entanto convém que seja um tema no qual esteja à vontade para falar.

Porque é importante  escolher um tema? Porque o tema do nosso blog vai definir o nosso público-alvo. É claro que há temas que muitas vezes são complementares como Beleza e Moda. Podemos dizer que estes temas são complementares porque geralmente quem gosta de beleza também segue as tendências da moda. O mesmo não acontece por exemplo com Beleza e Pesca, compreendem?

Ter um tema também vai facilitar bastante na hora de criarmos conteúdo para o blog. E o inverso também acontece. Quando não temos um tema para o nosso blog e falamos um pouco de tudo chega a uma altura que ficamos sem ideias sobre o que postar (isso também pode acontecer mesmo tendo um tema). Além de que o envolvimento das pessoas com o nosso blog é muito menor porque o nosso conteúdo é muito aleatório.

Portanto o primeiro passo é bem simples: escolher o tema do blog! O 2º passo? Fica para o próximo Blogger Mode.

  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

3 comentários

  1. São boas dicas :), mas tenho que discordar na parte de não ter tema. Muitas vezes uma pessoa fica sem ideias por estar muito presa a um tema e não o contrário. O meu blog chega a ter posts das cenas mais aleatórias e é por isso mesmo que tenho muitas visualizações.
    Não conhecia o teu blog, mas vou ficar por cá para te acompanhar :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cherry,
      Antes de mais deixa-me dizer que adoro o nome "Cherry" eheheh E sim eu percebo o que dizes. Aliás o meu blog antes só falava sobre cabelo inclusive o nome do blog era relacionado com cabelos e durante muito tempo isso me limitou. Eu queria falar sobre outras coisas, se bem que relacionadas ainda como beleza, mas não conseguia porque achava que não fazia sentido. Mas para quem está a começar acho que ter um tema é bom para cativar público e depois com o tempo ir experimentando outros assuntos. Tu apesar de não teres tema usas uma técnica (sim, já fui espreitar) que irei abordar mais à frente que são os títulos cativantes.

      Obrigada por te manteres por cá,

      Beijinho

      Eliminar
  2. ahahahaha era engraçado alguém ter um blog sobre beleza e pesca xD gostei das dicas :P eu criei um blog à pouco tempo mas até nem pensei muito nisso, mas depois de ler o teu post acho que inconscientemente já tinha uma ideia do tema e público :P
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar